EDINHO LOBÃO DEVE ASSUMIR MANDATO DE DEPUTADO FEDERAL

 


O emedebista Edinho Lobão deve assumir o mandato de deputado federal em Brasília. Após a entrada de Marcus Brandão para ser presidente do MDB no Maranhão, e com a saída do suplente de vereador de Bacabal João Alberto, agora a única eleita, deputada federal pelo MDB, Roseana Sarney, deve pedir uma licença de quatro meses, e em sua sucessão deverá assumir o primeiro suplente Hildo Rocha. Atualmente, Hildo ocupa o cargo de secretário executivo do Ministério das Cidades, e pedirá licença para continuar no cargo.


Na vacância do cargo, assumirá o segundo suplente João Marcelo. Como Marcelo foi nomeado superintendente do DNIT no Maranhão, deverá pedir licença sem remuneração, ficando assim o cargo vago para contemplar o terceiro suplente: Edinho Lobão.

PROPRIETÁRIO DE CASA DE PEÇAS EM BACABAL TEM CELULAR FURTADO POR GRUPO DE COLOMBIANOS




Bacabal, 14 de dezembro de 2023 - Na tarde desta quinta-feira, a nanBr, uma conhecida casa de peças localizada em Bacabal, foi palco de um incidente chocante. O proprietário do estabelecimento teve seu celular furtado por um grupo de colombianos que têm sido vistos circulando pela região.

O aparelho subtraído trata-se de um celular Xiaomi de cor preta. Segundo informações fornecidas pelo dono da na Br, o incidente ocorreu nas dependências do estabelecimento comercial. O empresário, que prefere não ser identificado no momento, relatou que percebeu o furto após notar a ausência do aparelho em seu bolso.

Os colombianos suspeitos do furto são descritos como indivíduos que circulam em um Fiat Palio verde. A descrição do veículo pode ser crucial para auxiliar as autoridades locais nas investigações em curso. A presença deste grupo tem chamado a atenção da comunidade, gerando preocupações quanto à segurança e incidência de crimes na região.

A Polícia Militar foi acionada e está investigando o ocorrido. O objetivo é identificar e localizar os responsáveis pelo furto, bem como garantir a segurança da população local. A nanBr colabora com as autoridades, fornecendo imagens das câmeras de segurança que podem auxiliar na identificação dos suspeitos.

Este incidente ressalta a importância da vigilância com relação à segurança pessoal e dos estabelecimentos comerciais. A comunidade de Bacabal espera que as autoridades competentes tomem medidas efetivas para coibir a ação de grupos criminosos na região, proporcionando maior tranquilidade e segurança para os residentes e comerciantes locais.

FILHO ATIRA CONTRA A PRÓPRIA MÃE APÓS DISCUSSÃO

 


Bacabal, Maranhão - Quinta-feira, 14 de dezembro de 2023 Por volta das 00h20 da madrugada desta quinta-feira, a pacata Nova Rua, próxima à Igreja Católica São Judas Tadeu, em Alto Bandeirantes, Bacabal, Maranhão, foi palco de um dramático episódio familiar. Uma vítima, identificada como Mauricélia de Oliveira, foi alvejada por disparo de arma de fogo, desferido pelo próprio filho, conhecido como Matheuzinho. Ao receber a denúncia, nossa equipe jornalística prontamente se deslocou até o local, onde constatou a veracidade dos fatos. Segundo informações apuradas, Mauricélia teria se envolvido em uma acalorada discussão com outros familiares. Em um momento tenso, Matheuzinh, seu filho, acabou efetuando um disparo que atingiu o antebraço esquerdo da mãe. Profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) foram acionados e prestaram os primeiros socorros à vítima.

Entenda os detalhes da agressão sofrida por Marcos Miranda no Jogo entre Bom Lugar e Cantanhede

 



Na tarde deste sábado, 9, durante a semifinal da III Copa Maranhão, um incidente infeliz ocorreu, manchando o espírito esportivo do evento. A partida envolvia as seleções de Bom Lugar e Cantanhede, sendo o jogo de volta após a vitória de 1x0 de Bom Lugar no primeiro encontro ocorrido no Estádio Waldizão em Lago da Pedra.


A seleção de Cantanhede, precisando de uma vitória por dois gols de diferença, liderava com 2x1 quando Bom Lugar empatou. Contudo, o gol foi anulado pelo árbitro, uma decisão que causou controvérsia. Torcedores afirmam que o gol era legítimo e a anulação injusta.

Marcos Miranda, empresário e presidente da seleção de Bom Lugar, e conhecido por sua dedicação ao esporte, se levantou para questionar a decisão do árbitro. Sua atitude, longe de ser provocativa, refletia a paixão e o comprometimento com sua equipe. Infelizmente, essa situação escalou quando o secretário municipal de esportes de Cantanhede, um ex-vereador e segundo informações, armado no campo, exaltado agrediu Marcos Miranda.

Essa agressão desencadeou uma reação compreensível dos jogadores de Bom Lugar, resultando em uma confusão que interrompeu o jogo. É importante destacar que a equipe de Bom Lugar não estava na competição apenas pelo prêmio de 60 mil reais, mas principalmente pelo título, que representaria um marco significativo para o esporte do município.

Neste contexto, é fundamental informar que Marcos Miranda é uma figura central no desenvolvimento do esporte no Médio Mearim. Sua reação ao gol anulado não foi apenas a de um presidente de equipe, mas de alguém genuinamente envolvido e comprometido com o avanço do esporte na região. A agressão que ele sofreu é totalmente injustificável, independentemente das circunstâncias do jogo.

O comportamento do secretário de esportes de Cantanhede, conhecido por suas atitudes de intimidação e agressão durante os jogos, especialmente contra equipes visitantes, é um grave problema. Ele é acusado de não aceitar derrotas de sua equipe local e, neste caso


PROFESSORES A VER NAVIOS NA CIDADE DE BACABAL



 A situação dos professores da Bacabal vai de mal a pior na atual gestão. Com tanto dinheiro e nada para a classe. Em 2022, era dinheiro que saia pelos cotovelos: dinheiro do fundo secreto, da covid e principalmente das sobras do FUNDEB. O que aliás em Bacabal, nem o David Copperfield, um dos maiores mágicos do Mundo, nem Mister M, fariam igual. O dinheiro sumiu, misteriosamente. Detalhe, faltou dinheiro nas explicações da secretaria de Educação. O dinheiro todo foi gasto em obras, que também sumiram num passe de mágica, pois não existe que justifique o que aconteceu.

Bacabal se juntou a pouquíssimas cidades em que os professores não receberam absolutamente nada. Mas como diziam os mais antigos, nossos avós, o povo tem o governo que merece. Junte-se a isso o inoperante sindicato dos servidores públicos em especial da educação, que até agora não disse ao que veio. Dizem até alguns, nas esquinas da vida que a maioria estão no pipo e nas tetas da vaca pública, daí para que o interesse em resolver o problema?

Os integrantes da educação estão sofrendo mais que sovaco de aleijado. Tem uma tal diferença de GAM, que há quase uma década não sai do lugar. O curioso de tudo, é que o jurídico do sindicato tem ligações com a atual gestão, tem membros da família em cargos comissionados, dá pra ver e esperar tamanho empenho para lutar pela classe.

Não bastasse tudo isso, alguns prefeitos do Maranhão já mandaram para as suas respectivas câmaras de vereadores e suas respectivas comissões as propostas para o devido pagamento, inclusive em Bacabal, esse dinheiro já está em conta judicial esperando apenas o prefeito enviar o devido projeto, claro, isso dificilmente ocorrerá.

E para fechar a conta, a câmara municipal de Bacabal é composta por dois professores, que coincidências à parte já foram secretários de educação do município.

O GOLPE TÁ AI, CAI QUEM QUER

 




Em época de eleição os candidatos prometem de tudo para tentar angariar a simpatia do eleitor. E quem está com a máquina administrativa nas mãos é ainda pior, porque usa esse poderoso instrumento para barganhar eleitoralmente com lideranças políticas. No interior os prefeitos e vereadores fazem parte dessa prática.


Esse é o caso de Bacabal, com o quase gonzaguense Emílio Carvalho, que se vestiu de pré-candidato e quer tornar seu nome conhecido e popular, fazendo uso desse recurso, uma vez que, de fato, ele faz as vezes de prefeito da cidade. 


Sob o controle e coordenação do quase gonzaguense, atualmente assistimos a pavimentação asfáltica de três ruas do bairro Trizidela. Uma obra de alto custo, como todas outras que ele realiza, que embeleza a cidade, mas que tem uma manutenção cara, além do asfalto ter uma durabilidade menor que a pavimentação em paralelo. Quem é construtor sabe que a pavimentação asfáltica é indicada para auto estradas, ou avenidas longas e largas, onde há um intenso fluxo de veículos.


O asfalto que começa a ser usado pelo governo do município é uma obra eminentemente eleitoreira, realizada para tentar alavancar o pesado nome de Emílio nas pesquisas.


Nesse caso da Trizidela é prática da propagando enganosa, o governo colocou placas enormes anunciando não só a recuperação do bairro, mas, que na verdade apenas três ruas estão sendo recapeadas.


E essa é uma prática corriqueira de Emílio Carvalho, o quase gonzaguense que ser prefeito de Bacabal. Ele tem obras inacabadas, ao longo desses anos em que se comporta como prefeito de fato, em todos os bairros de Bacabal, a exemplo de Novo Bacabal, Terra do Sol, Vila São João e Vila santos Dumont, onde, recentemente mandou asfaltar apenas duas ou três ruas de cada comunidade.


Agora, como quer voto para si, terá que voltar a cada uma dessas comunidades, e, a muitas outras que nem mesmo conhece, para prometer mais asfalto, e fazer a foto com o eleitor para tentar transformar essa obra em voto.

OPERAÇÃO EDUCAÇÃO: TCE CONSTATA IRREGULARIDADES EM REFORMA E MANUTENÇÃO DE ESCOLAS MUNICIPAIS EM BACABAL

No Maranhão, uma equipe de 22 auditores visitou, no final abril, um total de 99 escolas distribuídas em 31 municípios. São eles: São Luís, Paço do Lumiar, Raposa, São José de Ribamar, Belágua, Chapadinha, Vargem Grande, Barra do Corda, Dom Pedro, Grajaú, Araioses, Barreirinhas, Tutóia, Bacabal, Coroatá, Pirapemas, Caxias, Codó, Timon, Itapecuru Mirim, Morros, Rosário, Pinheiro, Santa Helena, São Bento, Miranda do Norte, São Mateus do Maranhão, Viana, Presidente Dutra, São Domingos do Maranhão e Senador Alexandre Costa.


Como desdobramento natural da Operação, o TCE emitiu alerta que determina a apresentação, em prazo de 45 dias a contar de sua publicação, por parte dos secretários da pasta, de cronograma das Obras, reformas e manutenções de todas as unidades educacionais, ocorridas nos últimos dois anos e as que ainda se encontram em andamento, incluindo, as que demandam manutenções imediatas e relacionadas à acessibilidade, informando, inclusive, o ID do Processo de Contratação no SACOP e SINC CONTRATA, se for o caso.


“Como se tratam de planilhas que precisam ser baixadas pelos fiscalizados para o seu correto preenchimento, era necessária esse contato direto para fossem esclarecidos aspectos capazes de gerar dúvidas entre os fiscalizados. Os secretários atenderam em massa ao chamado e esperamos que todos cumpram o prazo e prestem as informações da forma correta”, observa o secretário de Fiscalização do TCE, Fábio Alex de Melo.


Ele lembra que a divulgação do diagnóstico é apenas o ponto de partida, com base no qual o Tribunal irá ajustar o foco sobre a situação das escolas municipais por meio de várias ações. “Diante dos recursos recebidos, inclusive para o retorno pós-pandemia, não se justifica o cenário de descalabro encontrado. Essas informações será úteis para definição das ações referentes a cada situação”.

O Tribunal solicita ainda o envio de relação de todas as escolas municipais, informando a situação do AVCB - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros e Alvará ou Licença de funcionamento emitido pela Vigilância Sanitária; e a apresentação de relatório assinado pelo nutricionista Responsável Técnico do município junto ao Programa de Alimentação Escolar - PAE e por, no mínimo, três (03) membros do Conselho de Alimentação Escolar - CAE, informando as condições de higiene do ambiente de preparo e distribuição das refeições, de armazenamento dos alimentos, dos veículos de transporte de alimentos, utensílios e equipamentos de cada unidade escolar municipal.

O alerta inclui também a elaboração de plano de ação para a correção das irregularidades encontradas, e o envio de relação dos contratos vigentes referentes ao fornecimento de Merenda Escolar, informando o ID do Processo de Contratação no SACOP e SINC CONTRATA




EDINHO LOBÃO DEVE ASSUMIR MANDATO DE DEPUTADO FEDERAL

  O emedebista Edinho Lobão deve assumir o mandato de deputado federal em Brasília. Após a entrada de Marcus Brandão para ser presidente do ...